RAIZ FORTE, ÁRVORE FELIZ

Foi em uma de minhas viagens para o interior de Minas, onde moram meus amados pais e estão minhas verdadeiras raízes, que me deparei com um lindo pé de manga coberto de frutas. Passei tantas vezes por aquela estrada e nunca tinha reparado na beleza daquela árvore, tão bela por fora, certamente mais bela ainda por dentro.
Sim, a parte mais bela não são as folhagens e os frutos, mas são as raízes. Não fossem elas, a árvore não poderia ostentar tanta beleza e magnetismo. Sem a sustentação de uma bela e forte raiz, que permanece invisível sob o solo, não haveria a folhagem e nem os frutos.

Assim somos nós, seres humanos. São as nossas “raízes interiores” que determinam quem somos e como passaremos pela existência. Raízes fortes e saudáveis nos garantem uma vida harmoniosa, repleta de amor e felicidade. O exterior reflete fielmente o que acontece no mundo interior. Pela aparência de uma pessoa é possível saber o que se passa em sua alma.

Raízes bem cuidadas produzem galhos fortes e resistentes, capazes de suportar qualquer vendaval.

Quando o nosso corpo adoece, significa que nossa raiz adoeceu primeiro, estamos sustentando em nosso íntimo crenças frágeis que dão frutos amargos e inúteis. Assim como uma árvore adoece e morre por falta de nutrientes, a alma também adoece quando não é nutrida com os ingredientes do amor, da alegria, da fé e da bondade.
Muito verniz é sinal de pouca raiz… é assim que na roça as pessoas traduzem o perigo que o mundo das aparências representa para qualquer ser humano. Se não cuidamos da nossa essência, se não adubamos as nossas virtudes, corremos o sério risco de desmoronar diante de um leve sopro… que dirá diante de um vento forte.

Uma pessoa que cultiva os valores humanos é um ser íntegro, ético e amoroso, belo por natureza, que não precisa de nenhum adereço para brilhar. A sua simples presença já ilumina qualquer ambiente, porque a verdadeira beleza de uma pessoa é a sua integridade, o seu brilho interior, a sua raiz, a sua ligação com o Divino, o Deus que mora dentro de cada um de nós.

6 comentários sobre “RAIZ FORTE, ÁRVORE FELIZ

  1. Lindo Lú, veio na hora certa para eu ler e fazer a minha reflexão. muito obrigada por nos ajudar com estes belos textos de reflexão e grande aprendizado. abraços.

Deixe um comentário