Vamos praticar a liderança positiva?

Como está seu estilo de liderança?
Você já conhece Liderança Positiva? Esse é um tema que muito me atrai, pois acredito na força do entusiasmo e na personalidade otimista das equipes e organizações. Nesse momento, onde as mudanças acontecem de forma tão acelerada, o meio empresarial tem necessidade de rever a forma de liderar. A mudança mais significativa no conceito de liderança é provocada pelo surgimento da Sociedade do Conhecimento, segundo Peter Drucker, consultor austríaco, considerado o pai da administração moderna. Nesta “Sociedade do Conhecimento”, a inovação e o conhecimento passam a ser mais importantes que o capital financeiro. Se prestarmos a atenção, cada vez mais novas empresas surgem, com muito pouco investimento financeiro. Nesse novo modelo, o “Trabalhador do Conhecimento” é dono dos meios de produção e do produto do seu trabalho. Ele faz seus horários e controla sua produção, cuida do autodesenvolvimento, estabelece prioridades e não precisa estar subordinado a alguém que fiscalize seus horários. Isso é radicalmente novo e muda completamente a forma de organizar e liderar pessoas no cenário atual.

Tudo muito diferente do “chefe” de algum tempo atrás. Hoje o líder não consegue mais impor a antiga forma de gestão por presença, números, valores e prazos, através de estruturas hierárquicas, como era antes. A atualidade pede uma nova organização das pessoas e, portanto, novos líderes. “Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho”. A palavra-chave que a Programação Neurolinguistica (PNL) traz para a gestão atual é “ flexibilidade” ou seja, novas formas de pensar, sentir e agir.Imagine uma equipe como se fosse uma orquestra sinfônica, na qual o líder se torna um maestro que lidera especialistas. Um líder que define e transmite sua visão, fixa metas, mobiliza e incentiva a equipe. Mandar, impor, não funciona mais. Aquele modelo de chefe “ oito ou oitenta “ não tem mais espaço no mercado. O desafio da nova Liderança é influenciar e mobilizar as pessoas, para que desenvolvam motivação para fazer o que deve ser feito. O novo líder apóia e cria um espaço seguro para mudanças positivas. Pessoas flexíveis, adaptáveis, engajadas, confiantes e otimistas vão tomar o lugar de outras, mais rígidas, medrosas, autoritárias e inflexíveis.

“Liderança Positiva” veio pra fazer a diferença juntamente com essa nova geração que está assumindo o mercado. É um conceito que surgiu da Psicologia Positiva, criada pelo professor e psicólogo da Universidade da Pensilvania Martin Seligman, que traz um conjunto de práticas que permitem aos líderes conseguir que suas equipes alcancem resultados espetaculares e desempenho muito além do esperado. E para obter resultados excepcionais, os líderes aprendem a criar um ambiente extremamente positivo no trabalho. Isso significa aproveitar os pontos fortes de cada um, em vez de concentrar-se nos pontos fracos. Estou me referindo ao líder que sabe dar reconhecimento, elogiar e promover emoções positivas, como a compreensão, otimismo e gratidão. Um líder positivo lidera pelo exemplo, sabe incentivar as relações de apoio mútuo e fornece aos liderados um profundo senso de significado e propósito do trabalho, contagiando o ambiente com sua energia positiva gerando resultados extraordinários.

Deixe um comentário